Ads 468x60px

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Febre Zica. Herança da Copa?

Aedes aegypti. Foto cedida por Wikipedia.
Olá, amigos e amigas. De vez em quando um assunto se faz presente de forma muito pungente, e exige que eu fure a fila dos assuntos e pesquisas que eu tinha programado. Afinal, que gestante brasileira hoje não está com medo do Zika vírus???

Pois é... Como surgiu mais esse vírus com transmissão através da picada do Aedes aegypti? Bom, como o título da postagem diz, herança da Copa do Mundo de 2014. Não levamos a taça, e ganhamos mais uma ameaça à nossa saúde de presente. Acredita-se que este vírus tenha chegado ao país para assistir aos jogos, junto a seus hospedeiros humanos. A doença é mais comum na África e na Ásia. E, como nós aparentemente não conseguimos extinguir seu hospedeiro animal, o vírus gostou do país e resolveu ficar. 


À princípio não houve grandes preocupações das autoridades com a Febre Zica, pois sua sintomatologia é mais branda do que a da dengue, ou da febre amarela. E quais são os sintomas do Zika??? Dor de cabeça leve, manchas avermelhadas pelo corpo, lembrando sarampo, febre baixa, mal estar, conjuntivite e dores nas articulações. Normalmente a fase aguda da doença dura de dois a três dias, com o próprio corpo reagindo e possibilitando a cura. O último dos sintomas a desaparecer normalmente é o de pele. O tratamento se dá por anti-inflamatórios e analgésicos, apenas para conter a sintomatologia. 

E, bem na verdade, tudo isso passaria desapercebido, se não fosse a surpresa meses depois de assentado no país. Gestantes que contraíram o vírus passaram a dar à luz crianças com microcefalia. E aí tudo ficou mais sério. E aí, acho que temos que explicar a microcefalia congênita, né?

Ilustração de Microcefalia, cedida por Tua Saúde.
A microcefalia congênita é uma condição neurológica em que o tamanho da cabeça do feto ou criança apresenta-se menor do que a normalidade, quer por uma má-formação de crânio, quer pelo reduzido desenvolvimento do cérebro. Isto causa déficit motor e intelectual no indivíduo, que se instala para a vida toda. A preocupação das gestantes, neste caso, é justificada. 

E, como se não bastasse isso, mais recentemente médicos e pesquisadores associaram o vírus a um aumento da síndrome Guillain-Barré. E o que seria isso? Trata-se de uma doença desmielinizante, caracterizada pela inflamação aguda de nervos periféricos e eventualmente proximais. E o que tudo isso quer dizer? Nossos nervos, que são as ligações do cérebro com todo o nosso corpo, e que carregam as informações necessárias para o funcionamento de tudo, são revestidos por uma camada composta por mielina. Seria, falando grosseiramente, como um fio elétrico encapado. Isso garante o bom funcionamento do sistema nervoso. Pois bem, a desmielinização dos nervos, causada por uma inflamação, 'desencapa' os mesmos, e faz com que haja perda de função. Então, em menor ou maior extensão, a pessoa que contrai esta doença, vai perdendo capacidades, movimentos, ... E, por não haver ainda um medicamento que reponha a mielina dos nervos, esta é uma condição permanente. Uma vez perdida determinada capacidade, o individuo passará o resto da vida sem ela. 

Toda essa explicação para dizer que sim, é uma patologia gravíssima, que acarreta de formas variadas e permanentes as vidas de quem a contrai. Esta síndrome é de causa auto-imune. Ou seja, o indivíduo produz anticorpos contra sua própria mielina. E como o Zika virus interfere nisso? A associação ainda está sendo estudada. Mas eu, do alto do meu pouco conhecimento acadêmico, arriscaria dizer que o organismo cria anticorpos para o combate ao Zika, e esses anticorpos, por algum motivo, também atacam a mielina. 

Pra esclarecer mais à respeito dos sintomas da síndrome, e do que fazer se você está vivenciando algum deles, farei outra postagem. Esta já está muito longa. E vamos concentrar no Zika. Pois bem, um vírus que causa uma sintomatologia branda em sua fase aguda de infecção acaba por causar grandes transtornos, e de forma indireta, ser ainda mais perigoso que a dengue ou a febre amarela. Então, como se precaver? 

Cartaz cedido por Ecovale.
Na sua casa, e em seu entorno, é importante eliminar os criadouros do Aedes, que é o transmissor. Ainda vamos explicar mais sobre o mosquito em outra postagem também. Aqui, vamos nos ater a dizer que você precisa manter limpo e tampar caixas d'água e até vasos sanitários. Eliminar vasos, baldes ou qualquer outro recipiente que possa acumular água. Cuidado com aquele desnível no chuveiro, aquele que guarda uma pocinha. Passe o rodo nele depois do banho. São essas pequenas medidas que vão evitar a proliferação desenfreada do hospedeiro do zika. E, se você mora em áreas com grande incidência de insetos voadores, na dúvida, repelente. Se estiver grávida, procure seu médico e peça indicação de que produtos você pode usar. Pessoas com problemas de pele também devem procurar seus médicos. 

Num viés mais natural, se você tem um quintal, com plantas na terra, plante citronela. Eu sou muito alérgica. Uma vizinha aqui do bairro uma vez me sugeriu colocar citronela amassada num recipiente de vidro aberto, embebida em álcool ao lado da cama, na época dos pernilongos. Essa medida foi de grande ajuda. Em outras postagens ensinarei até mesmo o repelente caseiro. Mas aconselho sempre a perguntarem antes a um médico de sua confiança, antes de saírem usando qualquer coisa. 

E é isso, diante de muito susto, e muita coisa sendo divulgada, estas são as informações de fato já confirmadas pelo ministério da saúde e por médicos que trataram casos do Zika. Espero ter ajudado de alguma forma, esclarecido algumas coisas. Cuidem-se todos, e vamos começar a ser mais conscientes coletivamente, e fazer nossa parte no que tange a prevenção dos males.

Ah, deixa eu esclarecer também que tirei essas informações sobre o Zika, Aedes, e associações, do Wikipedia e do site do Ministério da Saúde, principalmente. Microcefalia Congênita e Síndrome de Guillain-Barré foram assuntos largamente estudados por mim na universidade. Usei conhecimento adquirido lá (Unifesp - EPM), e li também os textos da Wikipedia. 



JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário